O que e e para que serve o 5-HTP?

Compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on Fb

Dr. Italo Rachid
Longevidade Saudavel

Afinal, para que serve o 5-HTP?

Produzido naturalmente pelo nosso organismo, o 5-hidroxitriptofano, popularmente conhecido pelo termo 5-HTP, trata-se de um aminoacido essencial para a saude e o bem-estar dos individuos.

Atraves deste artigo voce compreendera as diversas funcoes provenientes do 5-HTP.

Siga a leitura e saiba mais.
O que e o 5-HTP?

Como visto anteriormente, a sigla 5-HTP se refere ao five-hidroxitriptofano, um aminoacido de extrema importancia a saude humana.

Nos ultimos anos, o aminoacido tornou-se common devido a sua relacao estreita com o equilibrio do humor.

O five-HTP e precursor da serotonina, uma substancia de ocorrencia pure que funciona como um neurotransmissor para transportar sinais entre as celulas nervosas (neuronios) por todo o corpo.

Sono de qualidade, apetite regulado e equilibrio do humor sao apenas alguns dos efeitos beneficos de um organismo devidamente irrigado pela serotonina.

Dessa forma, compreender os efeitos do five-HTP para o bem-estar dos individuos torna-se cada vez mais importante.
Entenda para que provide o 5-HTP

Sao diversas as funcionalidades do 5-HTP para a saude de um individuo. Abaixo, destaco aquelas que considero mais necessarias para a sua compreensao.
5-HTP e depressao: entenda a relacao

Uma das indicacoes mais conhecidas do five-HTP se relaciona ao tratamento da depressao.

Mas, para que tal compreensao seja possivel, e importante o entendimento de que um dos efeitos do organismo deprimido e a baixa concentracao de serotonina.

Uma pesquisa realizada pelo neurocientista Barry Jacobs, de Princeton, explica que a depressao pode ocorrer quando ha uma supressao de novas celulas cerebrais e que o estresse e o precipitador mais importante para tal desequilibrio.

A teoria propoe que o fato do cerebro gerar novos neuronios e essencial para manter o bem-estar psicologico.

Em suma, o autor sugere que:

A diminuicao do fluxo de novos neuronios desempenha um papel importante na precipitacao da depressao;
O aumento do fluxo ajuda a promover a recuperacao.

Esse processo, diz Jacobs, ocorre principalmente em uma regiao do cerebro chamada hipocampo, que esta envolvida com o aprendizado e a memoria, mas que tambem pode estar relacionada a outras areas do cerebro.

Compreendendo o papel da serotonina no equilibrio quimico do cerebro e que o five-HTP e um precursor do neurotransmissor, novas pesquisas tem investigado a importancia da suplementacao para o tratamento da depressao.

Uma revisao de diversos estudos sobre o 5-HTP publicada na revista especializada Neuropsychiatric Illness and Therapy expoe que forty three,four% de um grupo de pacientes depressivos que utilizaram a suplementacao (combinada com outra substancia chamada carbidopa, inibidora da DOPA descarboxilase) apresentaram melhoras nos sintomas.

Da mesma forma, outra analise concluiu que o 5-HTP pode ser benefico para o tratamento da depressao, visto que entre os pacientes estudados, a utilizacao da suplementacao trouxe resultados positivos.
5-HTP e perda de peso

Outro beneficio bastante conhecido sobre a utilizacao do five-HTP e o auxilio no emagrecimento.

No entanto, aqui faco uma observacao: a suplementacao beneficios do triptofano de forma isolada nao fara um individuo emagrecer. E necessario ter uma dieta equilibrada, praticar atividades fisicas e buscar o equilibrio hormonal atraves da consulta com um medico especializado.

O que ocorre, na verdade, e que o 5-HTP pode neutralizar hormonios indutores da fome, trabalhando para suprimir o apetite e auxiliar na perda de peso.

Em um estudo, vinte (20) pessoas com diabetic issues foram designadas aleatoriamente para receber five-HTP ou um placebo por duas semanas. Os resultados mostraram que aqueles que receberam 5-HTP consumiram aproximadamente 435 calorias a menos por dia, em comparacao com o grupo de placebo.

Alem disso, o five-HTP inibiu principalmente a ingestao de calorias dos carboidratos, o que foi associado a um melhor controle do acucar no sangue, favorecendo ainda mais o emagrecimento.
5-HTP e melhoria nos sintomas de fibromialgia

Uma revisao indicou que a suplementacao com 5-HTP pode melhorar os sintomas da fibromialgia, uma condicao caracterizada pela dor muscular generalizada e pela sensibilidade.

De acordo com o estudo, baixos niveis de serotonina foram associados a doenca. Isso levou os pesquisadores a acreditarem que o aumento dos niveis de serotonina por meio da suplementacao de five-HTP pode beneficiar pessoas com fibromialgia.

No entanto, mais pesquisas ainda sao necessarias para conclusoes concretas sobre a eficacia do 5-HTP na melhora dos sintomas da doenca.
five-HTP e problemas de sono

A suplementacao com 5-HTP pode promover o sono, aumentando a producao de melatonina em seu corpo. A melatonina e uma molecula reguladora metabolica sistemica. O seu papel e o de promover um controle regulatorio na glandula pineal.

Um estudo baseado em humanos mostrou que uma combinacao de 5-HTP e acido gama-aminobutirico (GABA) reduziu significativamente o tempo necessario para adormecer, aumentou a duracao e melhorou a qualidade do sono.
five-HTP e enxaqueca

A enxaqueca e um disturbio que pode ocorrer em qualquer idade e que impacta diretamente na qualidade de vida dos individuos.

Um estudo com 124 pessoas verificou a combinacao entre o 5-HTP e metisergidana prevencao de enxaquecas.

Como resultado, foi descoberto que a suplementacao diaria de five-HTP durante seis meses preveniu ou diminuiu significativamente o numero de crises de enxaqueca em 71% dos participantes.
Como funciona a suplementacao do five-HTP

Em primeiro lugar, e necessario salientar que o 5-HTP nao e um medicamento. Symbol, ele pode ser utilizado por um individuo apos a indicacao de um medico com conhecimento em hormonologia.

Como vimos anteriormente, o 5-HTP auxilia em disturbios como a depressao, perda de peso, fibromialgia, problemas de sono e enxaqueca.

No entanto, e preciso compreender que quando pensamos na saude humana, nao ha uma solucao milagrosa que elimine todos os males.

Afinal, o equilibrio hormonal depende de muito mais do que apenas suplementar determinados elementos.

Manter boas noites de sono, alimentacao saudavel, controle do estresse e pratica constante de exercicios fisicos tambem sao essenciais.

Lembre-se que qualquer suplemento deve ser utilizado sob orientacao de um especialista. Nem toda substancia e necessaria ou adequada para um individuo e, por isso, e indispensavel realizar exames periodicos e obter orientacao profissional antes de iniciar qualquer tipo de suplementacao.

Sua triptofano pdf saude agradece!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *